RELEASES

Sulfato de cálcio granulado incrementa produção de forrageiras

Tecnologia desenvolvida pela Maxisolo foi apresentada durante Encontro Fenação Brasil, realizado em Chapecó

 

A produção forrageira no Brasil pode alternar muito durante o ano, sujeita a períodos favoráveis e desfavoráveis, afetando sua oferta, com efeitos sobre a pecuária de leite e corte, sendo comum os animais perderem peso na seca.

Para minimizar o problema, os produtores estão adotando, cada vez mais, a fenação, que permite armazenar as forrageiras por longo período e sem perda de nutrientes. A fenação pode ser utilizada tanto por grandes como por pequenos produtores, pois a operação é simples, econômica, além da fácil manipulação do feno.

No mês de maio foi realizada a 4° edição do Encontro Fenação Brasil, que ocorreu na propriedade Fenos Giuriatti, em Chapecó, Santa Catarina, onde foi apresentado o que existe de mais avançado e inovador na linha de suprimentos e máquinas para o ramo de fenação.

Entre as soluções apresentadas no evento, destaque para uma tecnologia desenvolvida em Santa Catarina, pela Maxisolo, divisão de nutrição vegetal da SulGesso, empresa líder na industrialização e comercialização de sulfato de cálcio no Sul do Brasil.  A empresa apresentou durante o Encontro sua linha de produtos voltada para nutrição vegetal, especialmente seu fertilizante mineral SulfaCal, que possui alta concentração de cálcio e enxofre solúveis. 

“O SulfaCal aplicado ao cultivo de forrageiras contribui para um maior enraizamento, maior volume de forragem por m², redução da compactação do solo, combate ao alumínio tóxico, maior vigor e rapidez no rebrote, tolerância à seca, e, consequentemente, aumento na lucratividade”, explica a engenheira agrônoma e desenvolvedora de mercado Maxisolo, Julia Renata Schneider.

De acordo com especialistas, a prática, ao longo do tempo, vem comprovando que o uso de fertilizantes minerais em lavouras de inverno e pastagens garante solos com melhor desempenho.

Em Santa Catarina, algumas propriedades já vêm utilizando o sulfato de cálcio granulado em forrageiras para produção de feno e pré-secado com um incremento no produto final. Em uma visita ao estande da Maxisolo, o produtor e sócio da Fenos Pinhal - que utiliza o produto - Leodir Bordignon, destacou os resultados positivos proporcionados pelo uso do SulfaCal na produção das forrageiras. “São quatro aplicações por ano de 150 kg de SulfaCal por hectare, e em cerca de 60 dias já foi possível visualizar os benefícios”, enfatiza Leodir.

Estes resultados, segundo o agrônomo e especialista em solo Eduardo Silva e Silva, podem ser justificados pela maior tolerância aos veranicos ou estiagens proporcionada pelo sulfato de cálcio granulado, garantindo incremento no rendimento. “Com o solo descompactado, as raízes das plantas alcançam maiores profundidades, tendo acesso à água e nutrientes, aumentando a resistência à seca”, acrescenta o agrônomo, que também é gerente técnico da SulGesso / Maxisolo.

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Comunicação 
Foto: SulGesso / Divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244 
www.agrourbano.com.br 
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao 
Instagram: @agrourbano_comunicacao 

 

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.