RELEASES

Primeira edição do mês de novembro da Feira do Azeite é neste sábado

No pátio da Secretaria de Agricultura do RS, produtores apresentam seus azeites extravirgem frescos com qualidade premium

 

Com o fim de ano se aproximando, nada melhor que planejar aquelas receitas especiais para compartilhar com a família. Quem frequenta a Feira do Azeite encontra as melhores opções em azeites extravirgem, direto das mãos de produtores de diferentes rótulos de azeite produzidos no Rio Grande do Sul.

A Feira do Azeite de Porto Alegre, que acontece tradicionalmente no Bairro Menino Deus, no pátio da Secretaria da Agricultura, tem mais uma edição neste sábado, dia 6 de novembro.


Os azeites são especiais, fresquinhos, todos produzidos com azeitonas colhidas na safra de 2021. Vale lembrar que, diferente do vinho, um bom azeite precisa ser jovem. São azeites premiados internacionalmente pela sua qualidade e diferenciais do terroir de cada região.

“São produtos de alta qualidade e muito diferenciados, alguns deles, só é possível encontrar na Feira, onde o consumidor tem a oportunidade de falar diretamente com o produtor e conhecer mais sobre a origem e como é feito cada variedade de azeite”, destaca Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).


A Feira é uma parceria entre o Ibraoliva e Secretaria de Agricultura do Estado. O evento, que acontece desde 2019, ganhou a partir de 2020 duas edições mensais, sendo realizado sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês.


Segurança
Devido a pandemia da Covid-19, para a segurança de todos, a Feira do Azeite vem sendo realizada com todas as medidas de segurança. Por isso, a degustação dos azeites foi suspensa e é obrigatório o uso de máscara, tanto para expositores quanto para os visitantes. Além disso, também é respeitado o distanciamento entre as bancas, visando preservar a saúde de todos os participantes.


A olivicultura em números
O Brasil importa 98% dos cerca de 70 milhões de litros de azeite que consome. O Rio Grande do Sul concentra 75% da produção nacional, tem cerca de 200 produtores, 13 indústrias e mais de 40 marcas de azeite. Outra região que se destaca na olivicultura é a da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, com 160 produtores, 23 indústrias e 60 marcas.


Marque na agenda:
O que: Feira do Azeite Novo
Quando: Sábado (6 de novembro), das 8h às 12h.
Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre)

 

Texto: AgroUrbano Comunicação
Foto: AgroUrbano
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao
@agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.