RELEASES

Agricultura sustentável é o caminho para alimentar o mundo

 

Brasil se destaca na produção mundial de alimentos e terá papel decisivo nas próximas décadas

 

O desafio da agricultura para os próximos 40 anos é enorme: alimentar uma população cada vez maior de maneira sustentável, ou seja, sem explorar novas áreas para cultivo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), até 2050 a população mundial irá crescer aproximadamente 35%. Esse tema também é lembrado por ocasião de duas importantes datas celebradas neste mês.Desde 1981 o dia 16 de outubro é considerado o Dia Mundial da Alimentação, data criada pela FAO. Já o dia 17 de outubro marca o Dia da Agricultura.

Para garantir o acesso aos alimentos, a produção agrícola mundial terá que crescer ainda mais, e crescer de forma sustentável para que seja perdurável. Nesse contexto, a América Latina vai desempenhar um papel fundamental devido sua disponibilidade de terra, água e tecnologia para impulsionar a produção de grãos.
A expectativa da FAO, em seu relatório “Perspectivas Agrícolas 2019-2028”, elaborado em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que até 2028 algo superior a 25% das exportações agrícolas e pesqueiras mundiais terão origem nos países latino-americanos. Hoje, a região já representa 14% da produção global e 23% das vendas internacionais de produtos básicos agrícolas e pesqueiros.

Papel do Brasil
O Brasil, frente a este cenário, tem expressiva importância sendo um país capaz de ampliar ainda mais seu potencial agrícola, e o mais importante de tudo: sem agredir o meio ambiente. Esse é um comportamento já observado no país, onde fazendas produtoras atingem altos níveis de produtividade sem necessariamente abrir novas áreas para cultivo, preservando ao mesmo tempo os recursos naturais.
O diretor-técnico da Sementes Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, lembra da grande contribuição que trouxe o plantio direto para essa realidade e para o avanço de uma agricultura sustentável.

 

Segredo brasileiro
O plantio direto é uma prática consolidada, principalmente no Cerrado. É um ótimo exemplo de produção sustentável onde questões como conservação do solo e reciclagem de nutrientes são os melhores benefícios”, afirma Francisco.
Outra contribuição significativa para a consolidação de uma agricultura sustentável vem das empresas desenvolvedoras de sementes. Tanto que o crescimento da produtividade de grãos no Brasil é significante em grande parte devido ao melhoramento genético das cultivares, como destaca o diretor da Jotabasso. 

A pesquisa e desenvolvimento de novos produtos através da biotecnologia sem dúvida tem auxiliado muito no aumento dos níveis de produtividade nas lavouras, mas, principalmente, também ajuda na redução do uso de produtos agroquímicos em diferentes culturas”, destaca Francisco.

A Sementes Jotabasso é uma empresa de referência no país em práticas e procedimentos para uma agricultura sustentável, especialmente na preservação e manutenção de recursos naturais.
Essa é uma filosofia que faz parte da empresa e nos orgulha muito, inclusive com o reconhecimento de certificações internacionais na produção de alimentos de forma sustentável”, finaliza o diretor.

 

 

Projeto DNA Agro / Canal Rural

Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
Foto: Divulgação
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgroUrbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.