RELEASES

Fertilizante mineral granulado por compressão é a nova arma dos produtores para combater solos ácidos

Tecnologia embarcada no produto proporciona uma liberação controlada de nutrientes, para disponibilização em todo o ciclo da cultura

 

Pesquisadores e especialistas trabalham, constantemente, para desenvolver novas tecnologias capazes de oferecer ao agricultor maior produtividade, sem que seja necessário aumentar a área produtiva. No setor de insumos não é diferente. Na busca constante por evolução e voltada para a valorização do solo, a SulGesso/MaxiSolo, empresa líder na industrialização e comercialização de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, desenvolveu duas novas tecnologias para o setor de insumos. Ambas possuem aplicabilidade em todas as culturas agrícolas.


Com tecnologia granulada por compressão, o fertilizante mineral SulfmaiS é a versão briquetada do produto carro-chefe da empresa, o SulfaCal, fonte de cálcio e enxofre solúveis que tem excelente aceitação no mercado. Na forma briquetada, que consiste em uma granulação por compressão, os grânulos possuem maior densidade, apresentando ótima performance para aplicações a lanço, em função da balística do grânulo e seu amplo alcance no momento do lançamento na lavoura. O produto proporciona uma liberação controlada de nutrientes, para disponibilização em todo o ciclo da cultura.


O especialista em solo e diretor técnico da SulGesso/MaxiSolo, Eduardo Silva e Silva, explica que a diferenciação posiciona o produto para dois tipos de clientes. “A marca SulfaCal fica exclusiva para o produto granulado e o produto briquetado passa a se chamar SulfmaiS. O produtor que prefere aplicar na linha de plantio, no sulco, pode optar pelo SulfaCal granulado. Para quem prefere a lanço, o recomendado é o SulfmaiS briquetado, pela balística do grânulo, que é parecido com um grânulo de KCl, um pouco mais denso, logo alcança distâncias maiores”, afirma. Assim como SulfaCal, a opção briquetada traz às plantas benefícios no aumento do enraizamento, auxílio na descompactação química e física do solo e redução do alumínio tóxico, resultando numa lavoura mais saudável, resistente à seca e, consequentemente, com aumento de produtividade.


O outro lançamento, o Impacto S, é um fertilizante mineral, também na forma briquetada, que propõe um impacto de cálcio e enxofre nas lavouras. Os grânulos uniformes do produto atuam neutralizando o alumínio e o cobre do solo, proporcionando vigor no enraizamento e na formação de bioporos, que favorecem a infiltração de água e aeração do solo. É balanceado, com indicação para uso tanto na safra quanto na safrinha.



S-Controller - tecnologia embarcada em SulfmaiS e Impacto S

A nova tecnologia S-Controller de liberação foi especialmente desenvolvida para a fertilização de Enxofre no sistema de produção, como explica Silva e Silva. “O mecanismo S-Controller é orientado por reações entre os grânulos e a solução do solo, onde esses fenômenos controlam a liberação, principalmente do enxofre. Além disso, a tecnologia detém uma propriedade dinâmica onde a nutrição da planta e/ou o condicionamento do solo perduram até mesmo em determinados períodos de déficit hídrico. O resultado consiste em aumento de eficiência de absorção e recuperação de nutrientes, reduzindo as perdas por lixiviação”, completa.
A tecnologia inovadora para os fertilizantes minerais foi desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da SulGesso (NIPS), que conta com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, agrônomos, engenheiro de materiais, mecatrônico e gestores de projetos. Toda a tecnologia S-Controller estará embarcada nos produtos SulfmaiS e Impacto S. Com o lançamento dos dois novos produtos, a divisão de nutrição vegetal da SulGesso, chamada MaxiSolo, passa a contar com a Linha Sulf e a Linha Impacto, ambas compatíveis em misturas com outras matérias-primas.


Sobre a SulGesso/MaxiSolo

Localizada no município de Imbituba (SC), distante 92 km de Florianópolis, e com uma área construída de mais de 18.000 metros quadrados, a empresa atua há 45 anos no mercado, desses, 20 anos no agro. Ao longo do tempo, assumiu grande importância não só no setor agrícola, mas também para a comunidade onde está inserida. São mais de 2.480 empregos gerados aos logo do tempo, com cerca de 5 mil produtores rurais atendidos em mais de 300 pontos de venda no Sul do Brasil. A empresa também é uma importante movimentadora de carga no Porto de Imbituba, com aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de minério de ferro exportadas para a China. Recentemente recebeu o Prêmio FAPESC de Inovação por seu trabalho de relevante impacto socioambiental no estado

 

 

 


Texto: AgroUrbano Comunicação 
Foto: SulGesso / Divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244 
www.agrourbano.com.br 
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao 
Instagram: @agrourbano_comunicacao 

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.