RELEASES

A importância do boro no sucesso da lavoura

Na lista de nutrientes essenciais, o boro é fundamental no desenvolvimento das plantas ao longo de todo ciclo

 

Todo produtor sabe que o solo é uma das ferramentas fundamentais para se ter uma boa produção, com qualidade e quantidade, porém, os nutrientes armazenados no solo precisam ser reabastecidos. Nesse quesito, os fertilizantes minerais são aliados que contribuem com uma colheita de alto rendimento e na reposição do equilíbrio de nutrientes no solo.

A nutrição eficaz do solo é a chave para aumentar os rendimentos e otimizar a produção. Na lista de nutrientes essenciais, está o boro, fundamental no desenvolvimento das plantas ao longo de todo ciclo da cultura.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o boro é um nutriente importante para a polinização e desenvolvimento de frutos e essencial para a absorção e uso do cálcio.

Já a deficiência de boro resulta em pobre florescimento e polinização, além de frutos de tamanho reduzido. A falta do boro no solo pode causar redução significativa em termos de produção, uma vez que a gema terminal poderá morrer ou, então, baixa germinação do grão de pólen e o não desenvolvimento do tubo polínico.

Pensando na importância de auxiliar o agricultor, a MaxiSolo – divisão de nutrição vegetal da SulGesso, desenvolveu o SulfaBor. Com tecnologia 100% nacional, o SulfaBor é um fertilizante mineral misto, composto por uma fonte de liberação rápida de boro e outra de liberação gradual.

Essa liberação rápida e gradual é a chave do sucesso do produto, já que o nutriente se perde facilmente no solo. Os pesquisadores da MaxiSolo desenvolveram essa fórmula que é a combinação de aditivos faz com que esses boros de SulfaBor sejam protegidos, oferecendo maior eficiência e menores perdas para o produtor.

“O grande diferencial da tecnologia é um mecanismo composto por duas dinâmicas de liberação – uma mais rápida e outra gradual –, fornecendo o boro no início, no meio e no fim da cultura, podendo até mesmo deixar um efeito residual para o próximo ciclo. Além disso, SulfaBor promove um condicionamento do solo e, consequentemente, a planta exerce um melhor enraizamento permitindo que sua raiz atinja camadas mais profundas no solo”, explica Caio Kolling, supervisor técnico da MaxiSolo.

 

Facilidade operacional

Segundo o Diretor Técnico da MaxiSolo, Eduardo Silva e Silva, a tecnologia desenvolvida pela MaxiSolo permite minimizar as dificuldades operacionais, uma vez que os especialistas conseguiram chegar a um produto com a mesma concentração de boro por grânulo, possibilitando que a aplicação nas lavouras seja facilitada e mais precisa.

“Hoje em dia há uma dificuldade operacional muito grande com as fontes convencionais, onde geralmente é preciso aplicar diferentes quantidades por hectare, o que atrapalha a eficiência das máquinas agrícolas. Por isso, agregamos essa tecnologia com boro, cálcio, enxofre e aditivos, na dose de 150 a 200 quilos por hectares, permite a aplicação do produto com maior facilidade operacional”, destaca Silva e Silva.

Especialmente por conter fontes de liberação rápida e gradual, além de aditivos que reduzem seu potencial de perda, o SulfaBor possui uma blenda de nutrientes e concentração de boro total que supera a barreira da mecanização agrícola. 

A tecnologia permite minimizar as dificuldades operacionais, uma vez que possui a mesma concentração de boro por grânulo, o que possibilita que a aplicação nas lavouras seja facilitada e mais precisa.

 

Rentabilidade aliada à sustentabilidade agrícola

Com o aumento da população mundial, e consequentemente da demanda por alimentos, potencializar a produção agrícola se tornou um objetivo de muitos produtores e consumidores. E, com sustentabilidade para usar com cautela os recursos naturais.

Como o boro contribui para um sistema radicular mais desenvolvido da planta, sendo capaz de explorar um volume maior de solo em busca de água e nutrientes, o mineral melhora a produtividade e a resistência das plantas a períodos de estiagem.

O boro está também entre os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta durante o ciclo, a utilização da tecnologia é fundamental para a rentabilidade da lavoura.

No município de São Sebastião da Amoreira, no Paraná, o produtor André Deguchi viu a produtividade do trigo em sua propriedade dar um salto nos resultados após manejo com o fertilizante mineral granulado SulfaBor. Deguchi iniciou a aplicação do SulfaBor no trigo já na safra 2022, após realizar uma análise de solo e constatar a necessidade da neutralização do alumínio em profundidade e a carência de boro, cálcio e enxofre. O resultado foi imediato. “Na área onde apliquei 150kg/ha de SulfaBor constatei que a produtividade passou de 35 sacas/ha para 44,58 sacas/ha, um incremento de 9,58 sacas por hectare”, conta.

Já na produção da soja na safra 22/23, na mesma propriedade em rotação de culturas, o produtor registrou um aumento de 4 sacas por hectare, passando de 64,83 sacas/ha para 68,83 sacas/ha.

 

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: divulgação MaxiSolo
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao 
Instagram: agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.

link whatsapp