RELEASES

Fiscalização do Mapa comprova a qualidade dos azeites nacionais

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revelou nesta quinta-feira (16), o resultado da operação de fiscalização para combater fraudes em azeites de oliva e retirar das prateleiras dos supermercados os produtos considerados impróprios ao consumo.

A operação foi realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina, nos meses de novembro e dezembro. Ao todo, foram encontradas 24 marcas irregulares em supermercados. No entanto, nenhuma das marcas é de azeite produzido no mercado nacional.

“Essas marcas que foram encontradas fraudes, são produtos engarrafados no Brasil mas não guardam relação com o produto nacional. O azeite nacional produzidos a partir de oliveiras cultivadas aqui e envasados no país, nos não temos nenhum indício de qualquer fraude. Pelo contrário, identificamos excelente qualidade desses produtos”, afirmou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos Origem Vegetal do MAPA, Glauco Bertoldo.

Mais de 151 mil garrafas de azeite de oliva tiveram sua comercialização suspensas. Em relação as irregularidades, são produtos sem registro no Mapa, fraudados, clandestinos e contrabandeados. Ainda durante a ação, foram encontradas três engarrafadoras clandestinas que estavam envasando azeites que nada mais eram do que mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida. Também foi suspenso o registro de uma engarrafadora de azeite importado no interior de São Paulo, após a constatação de adulteração em seus produtos comercializados durante o ano de 2021.

Para o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, a fiscalização é de fundamental importância para o consumidor e para o setor olivícola brasileiro. “O azeite de oliva é um dos produtos alimentares mais fraudados no mundo, por isso esse tipo de ação do Mapa é muito relevante para toda cadeia da olivicultura. Além disso, reforça a relevância e qualidade dos azeites produzidos no território nacional.”, destacou.

 

Confira a lista das marcas de azeites apreendidas no mercado em 2021:

Alcazar

Alentejano

Anna

Barcelona

Barcelona Vitrais

Castelo dos Mouros

Coroa Real

Da Oliva

Del Toro

Do Chefe

Épico

Fazenda Herdade

Figueira do Foz

llha da Madeira

Monsanto

Monte Ruivo

Porto Galo

Porto Real

Quinta da Beira

Quinta da Regaleira

Torre Galiza

Tradição

Tradição Brasileira

Valle Viejo

 

Texto: AgroUrbano Comunicação
Foto: AgroUrbano
Fone/whats: 51 99165 0244

 

 

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.