RELEASES

Feira do Azeite Novo tem mais uma edição neste sábado

Rótulos de azeites extravirgem da safra 2021 produzidos em diferentes regiões do estado estarão à disposição dos consumidores

 

Conforme os grandes experts em azeite de oliva, o melhor azeite é o mais fresco e aquele que está mais perto de você. É exatamente isso que oferece a Feira do Azeite Novo de Porto Alegre, que acontece neste sábado, dia 19, em Porto Alegre, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).


Com a excelente safra e colheita das azeitonas já finalizada no estado, a Feira deste sábado vai oferecer para os consumidores apenas azeites elaborados a partir de azeitonas colhidas na safra 2021. Cerca de 11 rótulos de azeite de oliva extravirgem produzidos no Rio Grande do Sul devem marcar presença na Feira.


Além dos monovarietais ((azeites elaborados somente com uma variedade de azeitona), como por exemplo, arbequina, koroneike, arbosana, também são oferecidos os blends, que combina e harmoniza mais de uma variedade de azeitona. Muitos desses rótulos, consagrados na alta gastronomia e premiados internacionalmente, como destaca o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes. “São produtos de alta qualidade e muito diferenciados, alguns deles, só é possível encontrar na Feira, onde o consumidor tem a oportunidade de falar diretamente com o produtor e conhecer mais sobre a origem e como é feito cada variedade de azeite”, destaca Fernandes.


A Feira do Azeite, realizada desde 2019, é uma iniciativa em conjunto entre Ibraoliva e Seapdr. Porém, desde o início de 2021, o evento ganhou duas edições mensais, sendo realizado sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês.
Devido a pandemia da Covid-19, desde 2020 a Feira do Azeite vem sendo realizada com todas as medidas de segurança. Por isso, a degustação dos azeites foi suspensa e é obrigatório o uso de máscara, tanto para expositores quanto para os visitantes. Além disso, também é respeitado o distanciamento entre as bancas, visando preservar a saúde de todos os participantes.


Safra 2021 foi de boa produtividade
Atualmente, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeites do Brasil. Conforme dados do Ibraoliva, já são cerca de 73 produtores registrados e 77 rótulos diferentes no RS. A safra 2021 foi melhor que a de 2020. Em 2020 foram colhidas 525 toneladas de azeitonas no Estado, resultando em 48 mil litros de azeite. Os números deste ano ainda não estão fechado, mas a tendência e que atinja cerca de 900 toneladas de azeitonas, quantidade que pode resultar em cerca de 90 mil litros de azeite extravirgem.

Marque na agenda:
O que: Feira do Azeite Novo
Quando: Sábado (19 de junho), das 8h às 12h.
Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre)





 

Texto: AgroUrbano Comunicação
Foto: AgroUrbano
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao
@agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.