RELEASES

Produção de arroz no Sul do Brasil é potencializada com uso de sulfato de cálcio granulado

Plantas mais saudáveis e incremento na produtividade são os principais objetivos do uso do fertilizante

 

Assim como as demais culturas agrícolas, o cultivo do arroz está sujeito às condições climáticas para definir o sucesso da lavoura. No Rio Grande do Sul, nas últimas safras, muitos produtores foram afetados pela estiagem, o que prejudicou algumas lavouras de arroz irrigado.  

Na tentativa de minimizar os danos e evitar maiores prejuízos causados pelo estresse hídrico, produtores da região central do estado aderiram ao condicionamento do solo com a aplicação de sulfato de cálcio na forma granulada. No município de Candelária, por exemplo, foram utilizados 300 kg de sulfato de cálcio granulado a lanço por hectare em uma lavoura de arroz. 

O sulfato de cálcio em sua forma granulada é eficaz na neutralização de elementos como o ferro e o alumínio tóxico. O fertilizante mineral atua no condicionamento, estabilizando o solo e atuando diretamente na nutrição da planta.  

“Temos avaliações parciais dessas áreas, mas já se observa indícios de que essa lavoura em Candelária terá aumento na produtividade devido à boa forma que já apresenta, como a massa verde, um melhor enraizamento e melhora na estrutura dessas plantas”, destaca Marlun Junges, engenheiro agrônomo e representante técnico de vendas da SulGesso, empresa catarinense que desenvolve o produto.  

Segundo os especialistas, nenhum solo consegue manter sua produtividade sem receber algum reforço de nutrientes minerais, principalmente os essenciais cálcio e enxofre, este último na forma de sulfato.  

“O sulfato de cálcio, de preferência granulado, é eficaz na neutralização do sódio e do alumínio, possibilitando um aumento da fitomassa da planta, uma raiz maior e mais profunda, um melhor desenvolvimento da parte aérea, resultando no crescimento de uma planta mais saudável”, afirma o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva. 

Além dos números animadores em produtividade, a aplicação do SulfaCal (sulfato de cálcio na forma granulada, à base de cálcio e enxofre) vem proporcionando maior resistência à ocorrência de doenças foliares na cultura do arroz, conforme foi verificado pelos técnicos das cooperativas que vêm trabalhando com o produto. O SulfaCal pode ser aplicado no período de preparo do solo, na pré-semeadura ou em cobertura até 25 dias após a semeadura da cultura, sendo um produto de fácil manejo.  

A SulGesso mantém pesquisas que buscam combater problemas de baixa produtividade da cultura de arroz, associados à presença de sódio e ferro no solo, e deficiência de cálcio e enxofre, nutrientes importantes para a cultura do arroz e que muitas vezes são esquecidos nas recomendações de adubação. 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Comunicação 
Foto: SulGesso 
Fone/Whats: (51) 99165 0244 
www.agrourbano.com.br 
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao 
Instagram: @agrourbano_comunicacao 

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.