RELEASES

Circuito Nacional Raça Jersey apresenta as campeãs de 2019

A Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil (ACGJB) esteve reunida em Curitiba (PR) com associados, criadores, técnicos, empresários do setor e admiradores para a premiação e encerramento do 4° Circuito Nacional da Raça Jersey de 2019.

Foram mais de 550 fêmeas participantes do Circuito, entre bezerras, novilhas e vacas em lactação, de 69 expositores de 7 estados brasileiros que concorreram ao prêmio de Campeã Nacional 2019.

Este ano, pela primeira vez, o Campeonato foi para o Rio Grande do Sul, com a vaca Gema Isca Doutrina Valentino, dos criadores Ângela Maraschin e Gerzy Ernesto, da Cabanha Gema do município de Santa Rosa.

Para os criadores, o ano de 2019 foi muito intenso, como conta Ângela Maraschim. “Para ter mais chances no circuito, decidimos participar de uma edição mais competitiva, que foi a Agroleite, em Castro, no Paraná. Sabíamos que tínhamos animais competitivos e tivemos excelentes resultados”.

Com isso, o casal de jersistas teve a Grande Campeã e a reservada fêmea jovem, tanto na Agroleite em Castro, quanto na Expointer em Esteio.

Foram premiadas bezerras, novilhas e vacas em lactação de 18 categorias concorrentes, além dos grandes campeonatos de fêmea jovem, vaca jovem e grande campeã.

Os campeonatos Fêmea Jovem e Vaca Jovem também vieram para o Rio Grande do Sul, para o criador Carlos Jacob Wallauer de Salvador do Sul, com a novilha Wal Bandeira Beatiful 687 como Fêmea Jovem, e Monaliza Headline Joel Canário como a Vaca Jovem.

Os animais premiados foram os destaques do Circuito, que contou com 5 etapas:

1a Etapa Sani Química – Feagro, em Braço do Norte/SC

2a Etapa Neogen – Megaleite, em Belo Horizonte/MG

3a Etapa Feno Rio Paraná, Agroleite, em Castro/PR

4a Etapa Cow Med, Expointer, em Esteio/RS

5a Etapa Alta Genetics, Leite Show, em Guaratinguetá/SP

Todas as etapas tiveram abrangência nas regiões onde se concentram o maior número de criadores de gado Jersey no Brasil (regiões Sul e Sudeste), dando oportunidade ao maior número possível de criadores concorrerem em iguais condições aos títulos nacionais.

Além da premiação das melhores do CNRJ 2019, foram premiadas as Vacas Vitalícias e os animais com índices Top Genômicos em 8 categorias. No total foram 29 criadores premiados, além da Medalha de Mérito concedida para 3 criadores de grande destaque e dedicação na Raça Jersey ao longo dos anos - Carlos Jacob e Therezinha Norma Wallauer (RS) Leopoldo Vasconcelos (CE) e, Ilson e Alzira Loch (SC)

Mesmo com grande investimento para participar das exposições e competições, os jersistas afirmam que o esforço vale a pena. “Claro que é um investimento grande para participar de feiras assim tão longe de casa e com tantos dias de duração. Mas conseguimos atingir o objetivo, que era fazer a Isca a campeã do circuito nacional. Agora, para 2020, temos o objetivo, primeiro, de vencer a Fenasoja, que vai dar um carro zero km ao melhor expositor”, acrescenta Ângela.

Além disso, a Cabanha Gema pretende multiplicar a genética da campeã Isca, através de embriões de FIV e pela venda de sêmen de um de seus filhos, que está em teste genômico.

 

 

Texto: AgroUrbano Comunicação

Foto: divulgação Cabanha Gema

Fone/Whats: (51) 99165 0244

www.agrourbano.com.br

www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao

Instagram: agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.