RELEASES

Sulfato de cálcio granulado auxilia produtores de banana a enfrentar os desafios do cultivo

Práticas como drenagem do solo e aprofundamento do sistema radicular das plantas sem preparo mecânico serão demonstradas em live realizada pela SulGesso

 

Entre os vários ramos do agronegócio, a fruticultura é uma alternativa largamente adotada por pequenos, médios e grandes produtores. Em meio às inúmeras plantas frutíferas, a bananeira tem se tornado uma opção promissora para produtores que desejam diversificar os cultivos.

No entanto, a exemplo de qualquer outra cultura agrícola, para que o produtor obtenha produções elevadas, o cultivo da banana precisa ser realizado de forma adequada. Depois da cultura implantada no campo, sua condução deverá ser feita por meio da adoção de um manejo adequado, de forma a atender as exigências por água, luz, nutrientes e o controle de pragas e doenças.

Muitos desses desafios, especialmente aqueles relacionados ao preparo do solo para o cultivo, serão esclarecidos pelo especialista em solo, o engenheiro agrônomo Eduardo Silva e Silva, em uma live especial que acontece dia 17 de dezembro, promovida pela SulGesso, empresa referência na produção de fertilizantes minerais à base de cálcio e enxofre.

Na cultura da banana, há uma demanda muito alta de nutrientes, mais do que muitas outras culturas, inclusive. O cálcio, por exemplo, é o terceiro nutriente mais importante para a cultura, sendo indispensável para o crescimento de raízes e folhas. “A banana é uma cultura de alta exigência nutricional e requer muitos cuidados com o solo. Somente com um perfil de solo equilibrado ela conseguirá absorver efetivamente os nutrientes, na ordem da maior para a menor necessidade”, explica o especialista em solo e nutrição de plantas, Eduardo Silva e Silva.

De acordo com o especialista, o sulfato de cálcio contém cálcio e enxofre que, se aplicados corretamente, reduzem a toxidez por alumínio em profundidade. Isso faz com que as raízes das plantas se aprofundem no perfil do solo, sofrendo menos problemas em casos de veranicos, por exemplo, pois buscam água e nutrientes em sub-superfície.

Para facilitar este tipo de aplicação, a SulGesso, líder no fornecimento de sulfato de cálcio no sul do Brasil, desenvolveu o SulfaCal, fertilizante mineral à base de cálcio e enxofre, na forma granulada. Segundo o engenheiro agrônomo Eduardo Silva e Silva, o sucesso desse tipo de fertilizante está no enraizamento das plantas. "O sulfato de cálcio granulado atua no aumento da porosidade do solo, promovendo sua descompactação e, consequentemente, um maior enraizamento das plantas. Raiz mais profunda, planta mais bem nutrida”, resume.

Durante a live do dia 17/12, às 19h30, o especialista Eduardo Silva e Silva também vai responder dúvidas dos espectadores. A live terá o apoio da cooperativa CRAVIL e pode ser acompanhada pelo link

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.