RELEASES

Descompactação do solo é desafio para agricultores do RS após chuvas torrenciais de 2024

Tecnologias à base de sulfato de cálcio são vistas como solução para recuperar as áreas atingidas

 

O solo é a base de qualquer cultura nela implantada e o maior patrimônio do produtor. Por isso um solo bem nutrido tem um papel fundamental na agricultura sustentável e de altos rendimentos. Porém, um dos problemas que afetam o desenvolvimento da lavoura e que se esconde aos olhos de quem avalia superficialmente, é a compactação do solo. Diversos fatores contribuem para esse processo, como o tráfego de máquinas pesadas, pisoteio de animais, monocultura e até o excesso de umidade no solo.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, um ano após as fortes chuvas que atingiram o estado no ano de 2024, os agricultores de muitos municípios ainda sofrem as consequências. Regiões como planalto norte, centro e também Vale do Taquari, foram amplamente afetadas inclusive por enchentes. Nessas localidades, especialistas notaram altos níveis de compactação que varia desde as camadas superficiais até camadas mais profundas do solo, como explica o engenheiro agrônomo e desenvolver técnico de mercado da MaxiSolo, Felipe Kumpfer.

“Medimos em inúmeras áreas do RS a compactação do solo através de um equipamento chamado penetrômetro, que atua como um indicativo da compactação no solo. Foi possível observar que as aéreas estão compactadas tanto na superfície 0-20cm, quanto em camadas mais profundas. Problema este do qual já se tinha conhecimento, porém neste último ano tivemos um aumento significativo de compactação nas lavouras. Provável tenha influência das fortes chuvas ocorridas no ano de 2024”, destaca Felipe.

Como ocorre a compactação do solo por excesso de umidade?

Chuva em excesso ou chuvas torrenciais são um excelente compactador de solo, pois a gota da chuva causa um impacto direto no solo, ela acaba destruindo os agregados e deixando as partículas de argila muito pequenas, causando a dispersão das mesmas. Isso faz com que essas partículas obstruam canais no solo. Com isso, a água em superfície exerce uma pressão, fazendo com que as partículas se juntem, criando uma fina camada compactada que impede a infiltração de água no perfil do solo, fazendo com que inicie um processo de compactação e posteriormente a erosão do solo, com isso perca de nutrientes.

“Com a redução da porosidade do solo temos um aumento da densidade do mesmo, além do fator de redução de oxigênio disponível para as raízes. Isso faz com que o sistema radicular das plantas não se desenvolva corretamente.  De maneira geral é possível perceber se sua área está compactada através das raízes das plantas, caso não tenha um equipamento para fazer a avaliação da compactação, isso pode ser feito de maneira prática em sua lavoura. Basta você se deslocar na área e fazer o arranquio de algumas plantas e observar o seu sistema radicular. Se as mesmas não estiverem o crescimento radicular correto, ou seja, no sentido da gravidade (adentrando ao solo), ouve um impedimento de crescimento radicular, seja ele físico ou químico”, explica o agrônomo.

Qual a solução?

Há alguns anos era comum o revolvimento do solo para corrigir este problema “momentaneamente”. Porém, com o sistema plantio direto, o revolvimento do solo caiu em desuso. “Outra maneira então, é a inserção de raiz no solo, de preferência de diferentes culturas, pois cada cultura tem um sistema radicular com comportamento diferente, que pode ser mais agressivo, profundo e mais fino. As raízes criam canais no solo macro poros e após do ciclo da cultura as raízes vão deixar esses orifícios, que servirão para infiltrar nutrientes, água e ar no solo. Isso auxilia na descompactação”, acrescenta Felipe. Porém, um detalhe muito importante ao qual o produtor deve estar atento, é que o sistema radicular de toda planta necessita de cálcio para se desenvolver.

Outro detalhe muito importante, são as fontes de cálcio disponíveis no mercado. O mais conhecido, o carbonato de cálcio – calcário -, apresenta uma mobilidade muito baixa no solo. “Devido a sua baixa solubilidade, o calcário tem como característica de se deslocar cerca de 1 ou 2 centímetros por ano no perfil do solo, o que torna difícil disponibilizar cálcio em 10, 20 centímetros de profundidade pra raiz crescer e auxiliar na descompactação” conta o agrônomo.  Então, para essas situações, a MaxiSolo desenvolveu soluções com outras fontes de cálcio solúveis, tendo como base o sulfato de cálcio, matéria-prima de produtos como SulfaCal e SulfaBor. Fontes estas no formato granulado e briquetado que facilitam a aplicabilidade pelo produtor.

“Essa fonte de cálcio é a mais solúvel e prontamente disponível hoje no mercado, que tem como característica disponibilizar o cálcio em profundidade, que vai auxiliar no desenvolvimento de raiz e floculação das argilas. Além do fornecimento de outros nutrientes essenciais como enxofre (sulfato) e boro. Nas áreas investigadas no RS, vamos trabalhar manejos, com aplicações de 1 ou 2 anos, durante várias safras com rotação de culturas, para recuperar essas áreas e descompactar o solo, para assim extrair maior rentabilidade”, finaliza Felipe.

As tecnologias embarcadas no sulfato de cálcio granulado promovem a melhoria química, física e biológica do solo, essenciais para o desenvolvimento de culturas. A quantidade de sulfato de cálcio a ser aplicada é determinada pelas características do solo, através de uma análise criteriosa realizada em um laboratório de confiança do produtor. Vale lembrar que esses fertilizantes minerais especiais atuam no condicionamento, estabilizando o solo e agindo diretamente na nutrição da planta e descompactação do solo, permitindo que a planta acesse as camadas mais profundas em busca de nutrientes e água.

Com o diagnóstico preciso de onde e em qual profundidade a compactação se apresenta, as ações de correção do perfil do solo podem ser executadas com mais precisão, economizando recursos e obtendo ganhos em produtividade.

 

 

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: MaxiSolo
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao 
Instagram: agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.

link whatsapp