RELEASES

Conheça os benefícios do film coating no tratamento de sementes

Material protetor aplicado em quantidade muito precisa é eficiente na proteção das sementes e no aumento de seu potencial

 

Os investimentos em pesquisa permitiram que a indústria química dos polímeros apresentasse expressivo avanço nos últimos anos. Nesse sentido, os polímeros têm assumido papel fundamental no mercado agrícola para o recobrimento de sementes. Nesse produto são aplicados adesivo e corante que, em configurações específicas para tratamento de sementes, resultam na melhoria do processo e na qualidade final das sementes tratadas.

 

Como é feito
O recobrimento de sementes consiste na deposição de uma camada fina e uniforme de polímero (espécie de adesivo) na superfície da semente. Ele é utilizado conjuntamente com o tratamento químico e biológico dos grãos, sendo um material protetor aplicado em quantidade muito precisa e com impacto mínimo sobre o meio ambiente.

Isso torna essa tecnologia altamente eficiente na proteção das sementes ao combinar inseticida com fungicida e outros compostos com uma camada ou filme de polímero líquido, o que é chamado de film coating”, explica o engenheiro agrônomo da Sementes Jotabasso, Fernando Rocha.

O especialista da Jotabasso lembra ainda que um polímero ideal não deve ser permeável ao vapor de água, mas deve obrigatoriamente permitir a embebição de água pelas sementes.

Além disso, a Sementes Jotabasso também utiliza o film coating nos seus processos de Tratamento de Semente Industrial.

 

As vantagens

Entre as principais vantagens agregadas às sementes que passaram pela técnica estão:

- Melhor distribuição de fungicidas e inseticidas nas sementes;

- Maior adesão dos ingredientes ativos sobre a semente;

- Aumento da fluidez; melhor distribuição das sementes durante o processo de semeadura;

- Redução de poeira e menor exposição dos ingredientes ativos, aumentando assim a segurança.

 

TSI

Esses fatores fazem com que o processo de tratamento de sementes eleve o valor agregado das sementes. Em consequência disto, torna-se imprescindível que exista rígido controle e ótima qualidade do processo com o objetivo de ter, acima de tudo, excelente uniformidade da aplicação com a adição da dose exata dos produtos para a proteção das sementes.
O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) implantado pela Jotabasso é composto de procedimentos que protegem o potencial produtivo das sementes, potencial esse que pode ser afetado por diversos fatores, incluindo o ataque inicial de pragas e micro-organismos.

 

Alternativa excelente

O TSI é, hoje, a melhor alternativa para o controle de pragas, assegurando os principais componentes do rendimento da lavoura – a uniformidade e o número de plantas por área. O uso de inseticidas e fungicidas aplicados na semente garantem a sua proteção e das plântulas, quando na dosagem e distribuição corretas.

Vale lembrar ainda que o TSI traz um baixo risco de operação e menor exposição química do operador e agricultor (toxicologia), permite um maior tempo de armazenamento, assegura maior germinação e expressão do potencial produtivo, como explica o agrônomo.

O TSI traz para o produtor muita eficiência, qualidade, praticidade, além da garantia de estar indo a dosagem correta de cada produto junto com o recobrimento e uniformidade, feito por uma equipe treinada e qualificada com máquinas de última geração”, destaca Fernando.

Com o uso do TSI, o produtor elimina os riscos de misturas de peneiras, garantindo maior uniformidade da lavoura em termos de estande e desenvolvimento, protegendo o potencial produtivo.

 

 

 

Projeto DNA Agro / Canal Rural

Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
Foto: Divulgação
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgroUrbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao

 

 

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.