Biodefensivo à base de Baculovírus pode alcançar uma eficiência de controle superior a 80% em culturas como soja e milho, dependendo das condições climáticas e da densidade populacional da praga
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo nas culturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Porém, as perdas com pragas, doenças e plantas daninhas ultrapassam R$ 60 bilhões por ano no Brasil, e, pesquisas indicam que as pragas podem reduzir a produtividade agrícola em até 40%, dependendo da cultura e da região, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Nesse cenário, o controle biológico de pragas ganha relevância, com destaque para as lagartas, responsáveis por expressivos prejuízos à produtividade. Para auxiliar os agricultores nessa empreitada, a startup brasileira Life Biological Control, desenvolveu biodefensivos à base de baculovírus com “ação tripla” — formulações que combinam três cepas diferentes, ampliando o espectro de controle. Essas novidades reforçam o manejo integrado de pragas, promovendo maior produtividade e sustentabilidade no campo.
Alinhada a uma agricultura mais sustentável e produtiva, a empresa Life Biological Control atua fortemente para trazer ao mercado agrícola brasileiro produtos biológicos à base de baculovírus para o controle de pragas. Atualmente, já possui o maior portfólio de produtos à base de baculovírus do mercado, englobando o Destroyer Sf que controla a lagarta do cartucho, o Destroyer Ci que controla a lagarta falsa medideira, o Destroyer Ha, que controla a lagarta Helicoverpa, além da mistura dupla e tripla para controle de mais de uma praga nas culturas, o Defender Duo e o Defender triple.
“O Destroyer é uma tecnologia desenvolvida pela Life Biological Control, que atinge apenas as pragas-alvo, não afetando insetos benéficos; possui eficiência comprovada com altos índices de mortalidade das lagartas; facilidade de manejo e produção em escala sendo versátil e econômico; além de trazer segurança ambiental, pois atende às exigências por sustentabilidade”, destaca a CEO da empresa, Cristiane Tibola, que também é pesquisadora, e Doutora em Entomologia pela ESALQ/USP.
Estudos da Embrapa, que serviram de base para o desenvolvimento do Destroyer Sf em parceria com a Life Biological Control, mostram que o uso do baculovírus pode alcançar uma eficiência de controle superior a 80% em algumas culturas, como soja e milho, dependendo das condições climáticas e da densidade populacional da praga.
Afinal o que é o Baculovírus?
O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos, especialmente lagartas, sendo altamente específico para algumas das principais pragas-alvo.
O ciclo de infecção se inicia quando a lagarta ingere partículas virais, presentes em folhas contaminadas. No corpo do inseto, o vírus se multiplica e compromete suas células, interrompendo rapidamente sua capacidade de se alimentar. Em questão de dias, o inseto infectado morre, liberando os vírus no ambiente, prontos para infectar outras lagartas.
Sobre a LifeBiological Control
A Life Biological Control é uma empresa brasileira dedicada à produção de agentes de controle biológico de altíssima qualidade, atuando no desenvolvimento de diversos produtos nas linhas de bioinseticidas, biofungicidas, biobactericida e bionematicida, abrangendo Macro e Microorganismos.
Localizada no município considerado como o ‘vale do agronegócio brasileiro’, em Piracicaba (SP) - por concentrar um número expressivo de startups de agronegócio - a Life Biological Control trabalha com projetos relacionados ao manejo biológico de pragas e fornece produtos biológicos, inspirados no poder da natureza, que ajudam os agricultores a controlar pragas de forma sustentável e rentável.
Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Foto: divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: agrourbano_comunicacao